Cervejando – Walfänger investe em energia fotovoltaica e economiza R$ 9 mil por mês

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Para alcançar a produção de energia necessária para abastecer indústria, escritório e pub, sistema composto por 220 módulos fotovoltaicos foi instalado em um sítio localizado em Brodowski, município vizinho a Bonfim Paulista, onde fica a cervejaria, fazendo valer o autoconsumo remoto.

Os custos com o consumo de energia elétrica e a falta de previsibilidade relacionada ao valor da conta de luz eram motivos de preocupação para Raoni Balieiro, sócio-proprietário da Cervejaria Walfänger, que produz, mensalmente, cerca de 100 mil litros de cerveja e chope em Bonfim Paulista, distrito do município de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.

Com 7 anos de mercado, a Cervejaria Walfänger reúne cerca de 30 funcionários, que atuam na produção dos chopes e de sete tipos de cervejas, na gestão do negócio e nas atividades do pub da marca. Toda a operação funciona no mesmo prédio. De acordo com Balieiro, não era difícil que as contas de luz chegassem a R$ 15 mil, afinal, o processo de fabricação das bebidas exige que o maquinário esteja em funcionamento pelo menos 9h por dia.

Além disso, as câmaras frias permanecem ligadas initerruptamente, o escritório administrativo tem equipamentos de ar-condicionado em funcionamento durante todo o expediente e o pub é totalmente climatizado.

Diminuir o custo da operação se tornou, então, um dos principais objetivos da equipe da Cervejaria Walfänger e não demorou muito para que a energia solar fotovoltaica surgisse como uma solução para Raoni Balieiro. “Além de abastecer o nosso negócio e diminuir significativamente o custo mensal com a conta de luz, gerar a nossa própria energia ainda nos tornaria mais sustentáveis, um aspecto importantíssimo quando pensamos no mercado e na sociedade atuais”, avalia.

O projeto desenvolvido para a Cervejaria Walfänger tem capacidade de geração de 14,3 MW, proporcionando uma economia de até 62% na conta de luz do imóvel onde fábrica, escritório e pub funcionam.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

 

Compartilhe esta notícia: